Fatores que desencadeiam o herpes labial: como ajudar a prevenir o aparecimento de episódios de herpes

A melhor forma de lidares com o teu herpes labial é controlares os teus próprios fatores de risco

Mesmo tendo um ou múltiplos fatores que desencadeiam o teu herpes, eles podem ser enquadrados em determinadas categorias. A maior parte deles afetam o teu sistema imunitário ou causam lesões na boca, o que facilita a manifestação do herpes.

Ao perceberes o que desencadeia o teu herpes, podes proativamente agir e defender-te contra futuros episódios.

Tempo Frio

O Inverno é a tua estação do herpes. Protege-te do frio. Usa cachecol ou uma gola alta de forma a evitares expores-te ao frio, ao ar seco e ao  vento que podem secar os teus lábios. Usa batom do cieiro e garante que os teus lábios se mantêm hidratados.

Sol Excessivo

Para ti, o tempo de verão significa herpes labial. Os raios ultravioleta (UV) não só danificam a tua pele, como também podem desencadear herpes labial. Luta contra o herpes usando protetores solares, chapéus que tapem a face e, na praia, chapéu de sol.

Ao longo do Ano

Parece que tens herpes labial ao longo do ano. Em meses de maior frio, protege-te do frio! Usa um cachecol ou uma gola alta de forma a evitares expores-te ao frio. Usa batom do cieiro e garante que os teus lábios se mantêm hidratados. Na altura do verão, evita uma exposição solar excessiva, usando protetor solar para os lábios, chapéus que tapem a face e, na praia, chapéu de sol.

Stress

Procura manter os teus níveis de stress controlados. O stress mexe com as emoções e pode baixar o teu sistema imunitário, dando a possibilidade ao herpes labial de surgir. Combate o teu lado stressante: respira fundo e relaxa.

Visita ao Dentista

Se sofres de herpes labial, sabes o quão stressante e frustante este pode ser. Algumas pessoas consideram stressante uma ida ao dentista, podendo ser um fator que lhes desencadeia um episódio de herpes. Por outro lado, uma ida ao dentista quando se está perante um episódio de herpes também pode ser contra indicado. Em qualquer um dos casos, faz do dentista teu aliado para que se reduzam ao máximo as hipóteses de contágio.

Fadiga

No mundo ágil de hoje, sentires-te “de rastos” pode dar vantagem ao herpes labial. Por isso, relaxa, faz exercício e, acima de tudo, dorme. Uma boa noite de descanso pode recarregar o teu sistema imunitário e ajudar-te a proteger do vírus.